top of page

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CINEMA CORRERIA

Evento convoca intelectuais da periferia para pensar cinema independente na Lona de Bangu


“Cinema Correria: Construção coletiva de um conceito”

É um evento híbrido - presencial com transmissão ao vivo, interativo, transmidiático, transterritorial, com viés cultural e acadêmico que busca elaborar a ideia de "cinema correria" a partir da leitura coletiva de livros/textos/filmes e debate sobre a prática, buscando a construção coletiva de conhecimento. Ao final do processo, relatoria revisão temos a elaboração de um e-book. Estamos na segunda edição deste evento.





Cinema Correria é um evento que está em sua segunda edição, sendo a primeira realizada online através do edital Cultura Presente nas Redes. No II Cinema Correria: construção coletiva de um conceito, temos patrocínio do Programa Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro. Vamos realizar de forma presencial, dia 04 de agosto de 2023, às 16h, na Lona de Bangu (Areninha Hermeto Pascoal) um debate convocado pelas realizadoras e pesquisadoras Gisele Motta, Joelma Ribeiro e Paula Sancier com transmissão ao vivo. A discussão é sistematização das práticas do coletivo Zona de Cinema e fecha um ciclo do Cinema Correria com uma proposta de e-book em parceria com o Cine Fórum. Para concluir o evento, pocket show de Samba Nonsense com participação especial de Yasmim Backer. Conectando margens e periferias, temos uma proposta pensante de cultura.


Etapa 1- Curadoria e convite a cineastas

Somos três realizadoras audiovisuais das margens puxando a discussão: Gisele Motta (zona oeste, RJ/RJ), Joelma Ribeiro (Rio Branco/Acre) e Paula Sancier (zona norte RJ/RJ). A partir da nossa experiência com CINEMA CORRERIA e leitura e discussão de textos, convocamos a todos para essa construção coletiva de conhecimento periférico sobre cinema. Fizemos a curadoria de três textos e durante o evento vamos indicar nossos filmes


Leitura indicada por Gisele Motta: "Novíssimo cinema brasileiro: práticas, representações e circuitos de independência, de Maria Carolina Vasconcelos Oliveira.


Leitura indicada por Joelma Ribeiro: Mulheres periféricas fazendo cinema: o caso do filme @predioposto13 - meu nome é união, de Louise Teixeira.


Leitura indicada por Paula Sancier: Cinema de garagem: panorama da produção brasileira independente do novo século. Marcelo Ikeda e Dellani Lima (Orgs.)


Etapa 2- Chamada de cinéfilos e pensadores da periferia


CHAMADA PÚBLICA ABERTA! Inscreva-se aqui:


Chamada pública aberta para inscrição de participantes que podem apresentar oralmente uma fala e garantir certificado de participante do evento. As falas serão publicadas no e-book com ISBN. Espectadores, cinéfilos, pensadores e pesquisadores de periferias interessados em participar do debate. Selecionaremos cinco pessoas que poderão intervir no debate com um “speech” de 5 a 10 minutos e também para trazer referências de outras leituras/filmes para complementar as referências das cineastas. Essa pessoa se compromete a ler/assistir as obras em questão e participar com perguntas, e ganhará certificado de participação.


Etapa 3- Realização do debate

Evento presencial. Transmitido ao vivo para o Youtube do Zona de Cinema em parceria com a Rathem. Uma relatoria do encontro será feita. Nos comentários do Youtube, o público geral pode interagir ao vivo.


Etapa 4- Relatoria e E-book

Teremos uma profissional para fazer a relatoria do evento, assim como fizemos da primeira edição online. Neste processo, após revisão conjunta da transcrição do debate pelas realizadoras, iremos ter um e-book como produto final. Lançamento do e-book de forma online, a ser distribuído online gratuitamente.


Cronograma completo:

Inscrições de cinéfilos: 30/07/2023

Divulgação dos cinéfilos selecionados: 01/08/2023

Contato com cinéfilos: 02/08/2023

Inscrições de ouvintes para receber certificado: 04/08/2023

Dia do Evento: 04/08/2023 às 16h, Lona de Bangu - Areninha Hermeto Pascoal.


Serviço:

Data: 04 de agosto de 2023

Horário:16h às 22h

Local: Lona de Bangu - Areninha Hermeto Pascoal.

Endereço: Praça Primeiro de Maio, s/n - Bangu, Rio de Janeiro - RJ, 21830-006

Equipe:


Cineasta e Debatedora: Gisele Motta (Zona Oeste RJ)

Gisele Motta é da zona oeste carioca e transita entre Bahia e Rio. Idealizadora e produtora do Zona de Cinema. Cineasta, educadora, pesquisadora e produtora executiva.


Telefone: 21 98693-7921


Gisele Motta é graduada em jornalismo pela UFRJ, onde cursou audiovisual. É mestre em Comunicação pela UERJ. É idealizadora, junto com Jefferson Placido, do Festival Zona de Cinema, onde assumiu a produção executiva. Trabalhou como assistente de produção e professora de cinema no Projeto Imagens em Movimento, que promove oficinas de cinema em escolas públicas. Realizou o curta Triste Baía, em 2015, depois de ganhar edital do Canal Futura. Atua em projetos independentes de cinema e produção cultural. Roteirizou e dirigiu o curta Sangue entre as Pernas.


Websérie Corra para o Mato


Trailer Sangue entre as Pernas


Momento Porta Curtas: estreia "Triste Baía"



Cineasta e Debatedora (Zona Norte RJ): Paula Sancier


Paula Sancier é pesquisadora e montadora com ampla experiência em oficinas e pós-produção.


Contato: Paulasancier@gmail.com

Telefone: 21 981461513


Portfólio Demo Reel: https://vimeo.com/277789408


Paula Sancier é montadora de cinema e tv há mais de 10 anos. É graduada em multimídia pela faculdade CCAA e mestra em comunicação pela UERJ, onde pesquisou a obra do cineasta russo Aleksandr Sokúrov. Colaborou na montagem do premiado filme “A batalha do passinho”, trabalhou com Luiz Rosemberg Filho, além de ter realizado trabalhos autorais como o filme “Carta para Hayan Rubia”, exibido em mostras e festivais no Brasil. Participou também de uma exposição coletiva com 2 obras – uma instalação e um vídeo – no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Além de montadora, pesquisadora e produtora, também atua como oficineira em cinema e audiovisual.





Cineasta e Debatedora (Rio Branco, Acre): Joelma Ribeiro


Joelma é uma referencia do cinema independente no Acre, feminista e estudante de direito


Telefone: 68 9213-3820



Joelma Ribeiro é mulher acreana, mãe solo do Aruã, estudante de direito, produtora e realizadora audiovisual. Sua trajetória visa articular temáticas relativas à justiça climática, práxis coletivas revolucionárias, cinema independente, maternidade, ciência e gênero, ciberativismo e direitos humanos na Amazônia. Realizou em 2021 a videoarte autoral "No dente do Cachorro" 3:26 que tem como ponto de partida a violência contra mulher no estado do Acre a partir da perspectiva decolonial. A produção audiovisual foi exibida no Festival Cine Educação (2021), no estado do Rio de Janeiro; na V Mostra de Cine Diversidade na Sessão Corpos Visíveis (2022), além de ter sido exibida com uma roda de conversa na Mostra Audiovisual de Curtas organizada pelo Comitê Chico Mendes (2022) em Rio Branco, Acre. Em 2022 também foi mediadora do evento acadêmico-cultural CINEMA CORRERIA, tendo como principal objetivo a construção coletiva de um conceito de cinema popular. Atualmente faz parte da Subcomissão do Estudante de Direito da OAB/AC com o projeto de ações afirmativas de permanência estudantil para minorias e vulneráveis na universidade.


Links:

No Dente de Cachorro

DEBATE | PEDAGOGIA DAS MARGENS


Artista audiovisual acreana produz filme retratando violência contra mulher durante colonização do estado


Músico e Arte Educador RJ: Jefferson Placido


Jefferson Placido contribui no projeto com a perspectiva do som no cinema


Telefone: 21 97997-2370


Jefferson Placido é filho da Zona da Leopoldina do subúrbio carioca, cria do Bairro da Penha. Músico,compositor e produtor está à frente do projeto autoral de jazz Jefferson Placido & o Samba Nonsense. Em 2022 lançou Música Clássica do Subúrbio, um projeto de investigação e produção artística sobre música instrumental periférica. Junto com Gisele Motta, idealizou e produziu o Zona de Cinema. Jefferson tem experiência com produção cultural, artivismo e arte educação, tendo sido produtor do Samba Nonsense, do grupo de samba Os Jambeiros e da feira ecológica Multicultural Leopoldina Orgânica.


Links:

Live do Samba Nonsense para II Festival Zona de Cinema


Pocket Show Autoral Música Clássica do Subúrbio


Jefferson Placido e a MÚSICA CLÁSSICA DO SUBÚRBIO (Arena Carioca Dicró - 2023)




Cantora e Dançarina RJ: Yasmim Backer




Yasmin Backer tem 19 anos e desde os 14 canta. Mora na Vila Aliança, favela de Bangu, zona oeste (Z.O) do Rio de Janeiro. É cantora e dançarina. Atua como cantora em bares e festas do Rio de Janeiro, principalmente nas periferias e na zona oeste carioca. Yasmim se apresenta de forma solo e em parceria com os grupos de pagode Deixa Fluir e Ks2. Durante anos fez parte do projeto cultural Caixa de Surpresa, aonde ela veio como auxiliar no grupo de dança Afrostille, com foco no estilleto. Em 2022, sua música Completamente Atrevida fez parte da trilha sonora do curta-metragem Sangue entre as Pernas da produtora da Z.O. chamada Zona de Cinema. Sua música atual de trabalho é o proibidão Acaba comigo com produção do DJ Erik da Vila. Link: https://www.youtube.com/watch?v=QoJUfYs3KBc


LINKS:

Completamente Atrevida:


Rachadão:


Quebradinha: https:


Ai papai, apaixonei:

https://www.youtube.com/watch?v=OlbvVVIprH0


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page